Tóquio, Japão – O norte do Japão foi abalado por um tremor de terra de considerável magnitude neste domingo (11), que foi sentido de maneira mais acentuada na região de Hokkaido e áreas próximas. Segundo informações da Agência Meteorológica do Japão, o fenômeno natural não representa risco de geração de um tsunami.
O evento sísmico aconteceu por volta das 18h55, horário local, alcançando uma magnitude preliminar de 6,2 na escala Richter. As cidades de Hokkaido foram as mais afetadas, experimentando uma intensidade de até 5- na escala japonesa que vai até 7.
O epicentro do terremoto, situado a uma profundidade de 140 quilômetros no mar de Urakawa, localizado ao sul de Hokkaido, pode ainda ser o epicentro de novos eventos de magnitude semelhante. A Agência adverte que a região pode vivenciar mais tremores desta mesma intensidade.
Importante ressaltar que a magnitude de 6,2 refere-se à intensidade do terremoto no seu epicentro. Já a medição na escala japonesa de 5- traduz os efeitos do fenômeno na superfície terrestre e nas construções humanas.
Foto: Yahoo Japan
Fonte: Alternativa