Japão

Mauricio de Sousa é homenageado com prêmio da CCJB no Japão

O prêmio CCBJ Awards Person of the Year, criado em 2009, homenageia personalidades brasileiras e japonesas que se destacaram na relação bilateral.

Mauricio de Sousa é homenageado com prêmio da CCJB no JapãoPresidente da CCBJ, Celso Guiotoko entrega o troféu CCBJ Awards Person of the Year a Maurício de Souza na Embaixada do Brasil em Tóquio. foto: ©Ewerthon Tobace

Na noite de quarta-feira (12), a Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) homenageou o quadrinista brasileiro mais famoso, Mauricio de Sousa, com o prêmio CCJB Awards Person of the Year (Personalidade do Ano).

A cerimônia foi realizada na Embaixada do Brasil em Tóquio e contou com a presença de convidados, incluindo o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Guilherme Patriota, a ministra-conselheira da Embaixada do Brasil, Patricia Côrtes, e muitos outros.

Publicidade
blank

O troféu concedido a Mauricio é uma réplica da obra da artista Tomie Ohtake e foi entregue por Celso Guiotoko, presidente da CCBJ. O prêmio é dado anualmente desde 2009 para personalidades do Brasil ou do Japão que se destacaram na relação entre os dois países.

blank
O presidente da CCBJ, Celso Guiotoko, entrega troféu para o grande homenageado da noite, Mauricio de Sousa (foto à esq.) e Mauricio de Sousa com a esposa Alice, autoridades, diretoria da CCBJ e representantes das empresas Kyodai, Kowa e Alfainter (foto à dir.) – Créditos: Jonathan Sander

Durante a cerimônia, Mauricio afirmou que o prêmio é um incentivo para ele continuar lançando seus produtos no Japão e em outros países da Ásia.

O pai da Turma da Mônica também destacou a importância do contato com as crianças no Japão, que conhecem bem seus personagens e histórias.

Mauricio de Sousa,, com 87 anos, está concorrendo à cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras (ABL) e, com sua esposa e diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções, Alice Takeda, realizou alguns encontros com a comunidade no Japão durante sua viagem.

Neste ano, a personagem Mônica, a mais famosa de Mauricio de Sousa, completa 60 anos. O quadrinista afirmou que seu contato com as crianças no Japão o deixou muito otimista, pois estão aprendendo dois idiomas e lendo cada vez mais, o que é muito importante. Para ele, essas são coisas que trazem muitas emoções e esperanças, tanto para as crianças quanto para ele próprio.

Foto: CCBJ e Jonathan Sander

Comentários
Publicidade
blank