No último sábado (15), por volta das 11h30, um som de explosão foi ouvido durante uma campanha eleitoral na cidade de Wakayama, província homônima do Japão. A ocasião contava com a presença do primeiro-ministro Fumio Kishida, que estava prestes a fazer um discurso de apoio à pré-eleição para a Câmara dos Representantes.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa, o primeiro-ministro está seguro e não foi ferido durante o incidente. Segundo relato de um jornalista da NHK, um objeto prateado teria sido jogado em direção ao político, seguido pelo barulho da explosão e uma nuvem de fumaça branca.
Felizmente, ninguém ficou ferido na explosão e o homem que teria arremessado o explosivo foi imobilizado rapidamente pelos seguranças e pela polícia local. Imagens divulgadas pela NHK mostram que o indivíduo vestia calças cáqui e, em uma foto divulgada pelo jornal Yomiuri, aparenta ser um adulto jovem japonês.
Até o momento, a polícia não divulgou a identidade do suspeito e o incidente segue sendo investigado.
A população japonesa se encontra preocupada com a possibilidade de novos ataques durante a temporada eleitoral que se aproxima.