Japão

Kishida: Aprovação ao governo cai ainda mais com escândalo de fundos

A maioria dos entrevistados expressou descontentamento com as investigações sobre o escândalo político de fundos do Partido Liberal Democrático.

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — No último domingo (4), uma pesquisa realizada pela agência Kyodo revelou uma queda de 2,8 pontos percentuais na taxa de apoio ao Gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida, atingindo o índice de 24,5%.

Esse é o segundo patamar mais baixo já registrado, com a maioria dos entrevistados expressando descontentamento em relação aos esforços de averiguação relacionados ao escândalo político dos fundos do Partido Liberal Democrático (PLD).

Publicidade
blank

Segundo a pesquisa, cerca de 84,9% dos entrevistados acreditam que os legisladores do PLD que não reportaram ganhos de eventos de arrecadação de fundos deveriam prestar explicações sobre o destino desses recursos.

Além disso, 87% dos entrevistados não acreditam que as propostas de reforma do partido, delineadas em um relatório interno, consigam restaurar a confiança pública no partido.

A taxa de aprovação do Gabinete de Kishida atingiu sua mínima histórica em dezembro do ano anterior, chegando a 22,3%, mantendo-se na faixa dos 20% nas últimas quatro pesquisas, incluindo a realizada em janeiro deste ano.

O PLD tem enfrentado críticas devido a alegações de que três de suas facções, incluindo aquela liderada por Kishida até dezembro, deixaram de reportar parte de seus ganhos obtidos em eventos de arrecadação de recursos, além de criarem fundos secretos para distribuir recursos entre seus membros.

Embora promotores tenham indicado ou resumido processos para 10 indivíduos associados às três facções, nenhum dos executivos das facções enfrentou acusações penais devido à falta de evidências concretas.

Foto: Reprodução/Getty Images

Comentários
Publicidade
blank