Japão

Japão suspende temporariamente importação de frango de Santa Catarina

Suspensão cria desafios adicionais para processadores de carne brasileiros e abre discussões sobre requisitos de importação com autoridades japonesas

Japão suspende temporariamente importação de frango de Santa CatarinaGalinhas caminham dentro de um galinheiro em uma granja privada. (REUTERS/Ricardo Moraes)

Tóquio, Japão — O Japão suspendeu temporariamente as importações de frango provenientes do estado de Santa Catarina, no Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) em um galinheiro, informou a associação brasileira de produtores de carne ABPA na segunda-feira, criando uma nova preocupação para os processadores de carne do país.

No mês passado, o Japão interrompeu as compras de aves do estado brasileiro do Espírito Santo depois que a gripe aviária foi confirmada em uma granja não comercial na região.

Publicidade
blank

O governo brasileiro posteriormente confirmou a proibição e anunciou que o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, discutirá os requisitos de importação para produtos avícolas com as autoridades japonesas durante uma viagem ao Japão na próxima semana.

A ABPA, que representa processadores de carne suína e de aves, incluindo a JBS SA (JBSS3.SA) e a BRF SA (BRFS3.SA), afirmou que os embarques mensais de frango das plantas de Santa Catarina para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil.

Quando o Japão impôs restrições aos produtos do Espírito Santo, o grupo de lobby declarou que tal posição não estava “conforme as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.

As proibições, sejam regionais ou nacionais, seriam aplicáveis somente se o vírus altamente patogênico atingir uma granja comercial, e isso ainda não aconteceu no Brasil, segundo as autoridades.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. O país confirmou pela primeira vez surtos de HPAI entre aves selvagens em 15 de maio e, desde então, registrou dezenas de surtos semelhantes em pelo menos sete estados.

Santa Catarina é o segundo maior processador de carne de frango do país, ficando atrás apenas do estado do Paraná. Todas as principais exportadoras brasileiras de alimentos têm plantas em Santa Catarina.

O Espírito Santo, importante produtor de ovos, foi o primeiro a relatar um caso de gripe aviária em aves selvagens há cerca de dois meses.

Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Comentários
Publicidade
blank