O Japão pretende que o turismo de entrada se recupere para os níveis pré-pandemia até 2025, disse a agência de turismo na segunda-feira, com a expectativa de que a demanda de viagens retorne em linha com a recuperação do tráfego aéreo global.
O plano que traça as metas para 2025, apresentado pela Agência de Turismo do Japão em uma reunião de especialistas, também busca aumentar o número de pernoites em áreas regionais por visitantes estrangeiros em relação ao total de 43,09 milhões de 2019.
O Gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida deve aprovar o plano, que obteve amplo consenso na reunião de segunda-feira, no final de março, após considerar medidas específicas.
Em 2019, antes do surto da pandemia global de coronavírus, um recorde de 31,88 milhões de turistas visitaram o Japão. Mas o número caiu drasticamente após o surto de COVID-19, totalizando apenas 4,12 milhões em 2020 e 250.000 em 2021.
A agência espera que a demanda por viagens se recupere de acordo com as previsões de organizações internacionais, que dizem que o número de passageiros aéreos internacionais se recuperará para os níveis de 2019 até 2025.
Os próximos eventos internacionais a serem realizados no Japão no mesmo ano, como a Expo 2025 em Osaka e o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, também devem aumentar o número de visitantes.
O governo manterá sua meta existente de 60 milhões de visitantes estrangeiros anuais até 2030.
Como parte do objetivo de revitalizar áreas regionais, a agência também propôs promover viagens fora das áreas metropolitanas, destacando os atrativos históricos e naturais oferecidos por cada região.
Apoiado pela recente fraqueza do iene em relação a outras moedas importantes, o governo pretende que os gastos turísticos anuais atinjam 5 trilhões de ienes (US$ 34 bilhões) o mais rápido possível, superando cerca de 4,8 trilhões de ienes gastos em 2019.
Com o plano, o governo também considerará medidas para aumentar o valor gasto por pessoa e o tempo de permanência no Japão, além de como abordar questões de “poluição turística” que acompanhavam o rápido aumento de visitantes estrangeiros antes da pandemia, como congestionamento no transporte público e lixo.
Com informações Kyodo News.