Japão

Japão discute proposta que aumenta período de contribuição da “aposentadoria nacional” para 45 anos

O objetivo é reforçar os recursos financeiros devido ao rápido envelhecimento da população

blank
Visualizações

Tóquio, Japão – O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão deu início a discussões sobre uma proposta para prolongar o período de pagamento das contribuições do “kokumin nenkin” (aposentadoria nacional) de 40 para 45 anos.

O objetivo é enfrentar o desafio do envelhecimento acelerado da população e a queda na taxa de natalidade, com a intenção de evitar a redução do valor das futuras aposentadorias. A conclusão da proposta está prevista para o final de 2024, visando sua apresentação ao Parlamento em 2025.

Publicidade
blank

No Japão, existem dois principais sistemas de aposentadoria: o “kokumin nenkin”, para autônomos, funcionários públicos e desempregados, e o “kosei nenkin”, voltado para funcionários de empresas. A proposta se concentra exclusivamente no “kokumin nenkin”.

Há preocupações de que indivíduos que não continuem trabalhando após os 60 anos ou autônomos tenham que manter suas contribuições por mais tempo. No entanto, para aqueles que permanecem empregados até os 65 anos, a carga financeira permanecerá inalterada, uma vez que já contribuem para o “kokumin nenkin”.

A contribuição básica em 2023 é de ¥16.520 por mês. Após 40 anos de pagamentos, um aposentado terá direito a receber aproximadamente ¥66.000 por mês.

A extensão do período de contribuição poderá aumentar o valor da aposentadoria no futuro. No entanto, devido à baixa taxa de natalidade e ao envelhecimento da população, a renda líquida das futuras gerações poderá ver uma redução gradual no valor das aposentadorias.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar estima que, se a situação permanecer inalterada, o valor das aposentadorias poderá diminuir em cerca de 30% até meados da década de 2040.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank