Uma série de fortes terremotos sacudiu a principal ilha de Hokkaido, no norte do Japão, nesta quinta-feira (11) sem emitir alerta de tsunami.
A polícia local disse que não recebeu relatos imediatos de grandes danos. A Agência Meteorológica do Japão pediu às pessoas nas áreas afetadas que fiquem alertas durante a próxima semana sobre a possibilidade de um forte tremor secundário.
O tremor mais forte, com magnitude preliminar de 5,4, sacudiu a parte norte da ilha por volta das 00h53, registrando 5 superiores na escala de intensidade sísmica japonesa de 7 em Nakagawa e 4 em muitas áreas próximas à cidade.
Inicialmente, a agência estimou a magnitude em 5,3, mas depois a revisou.
A cidade também foi duramente atingida pelo primeiro terremoto, que ocorreu por volta das 12h35 com magnitude estimada de 5,2 e classificação inferior a 5 na escala de intensidade. A agência também elevou a força do terremoto de um número inicial de 5,1.
Os focos dos terremotos ocorreram a uma profundidade de cerca de 4 quilômetros, disse a agência, revisando a estimativa anterior de 10 quilômetros.
“O primeiro foi um tremor curto que durou cerca de 10 segundos, mas senti que o segundo foi um pouco mais longo, cerca de 30 segundos”, disse um funcionário da prefeitura de Nakagawa.
“Ele balançou para cima e para baixo, bem como de um lado para o outro”, acrescentou o funcionário, observando que os documentos caíram das prateleiras do escritório como resultado dos tremores.
A região também foi atingida por outros terremotos na quinta-feira, incluindo um que mediu 4 na escala de intensidade em Nakagawa, disse a agência.