O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira (8), após ser baleado durante um discurso na cidade de Nara, no oeste do Japão. O ataque aconteceu às 11h30, horário do Japão, Abe foi atingido pelas costas e a bala atingiu o coração.
Abe chegou a ser socorrido em estado grave, mas não resistiu e acabou falecendo as 17h05 (horário local), conforme anunciado em coletiva pela equipe médica do Hospital da Universidade de Medicina de Nara, onde o ex-premiê estava internado.
Testemunhas disseram que foram dois disparos e um deles acabou atingindo o ex-governante do país. Um homem de 41 anos, suspeito do ataque, foi preso no local, com ele havia uma arma de fabricação caseira. Identificado como Tetsuya Yamagami, é ex-membro da Força de Autodefesa Marítima, segundo fontes do governo.
Shinzo Abe tinha 67 anos, ocupou o cargo mais importante do Japão pela primeira vez foi em 2006, depois na sequencia em 2012, 2014, 2017, em Agosto de 2020 ele se tornou o premier com mais tempo no cargo e em dezembro do mesmo ano ele renunciou para cuidar da saúde.
Shinzo Abe era o líder mais carismático e querido pela comunidade japonesa no Japão.