O criador japonês de mangá e anime Matsumoto Leiji, conhecido por seus trabalhos de anime cósmicos, morreu aos 85 anos, de insuficiência cardíaca aguda no dia 13 de fevereiro.
Matsumoto ganhou fama por seu “Galaxy Express 999” e “Space Battleship Yamato”.
Natural da província de Fukuoka, sudoeste do Japão, Matsumoto estreou como artista de mangá aos 15 anos. Mais tarde, ele se estabeleceu em Tóquio.
Matsumoto ganhou popularidade nacional com a série de mangá de comédia “Otoko Oidon”, publicada pela primeira vez em 1971, retratando a vida de um jovem pobre vivendo em um pequeno quarto alugado. Ele também esteve envolvido na criação da série de anime de TV de grande sucesso, “Space Battleship Yamato”, que mais tarde foi transformada em uma série de filmes.
O artista foi também autor de “Galaxy Express 999” e “Space Pirate Captain Harlock”, que se tornaram séries animadas de TV. Ele é conhecido por seus desenhos meticulosamente detalhados de naves espaciais que pesquisou extensivamente. Seus projetos tiveram um grande impacto nas obras de ficção científica posteriores.
Matsumoto, cujo pai era piloto do exército, também é conhecido por seus desenhos sobre a guerra durante um período de 50 anos. Suas obras enfatizavam o valor da vida. Ele foi premiado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta em 2010 pelo governo japonês por suas realizações.
Seu anime de ficção científica também se tornou popular em escala global. Ele recebeu o prêmio “Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras” pelo governo francês em 2012.