GovernoSociedade

Japão vai cobrar a média mensal de ¥800 por pessoa para custear assistência infantil

A alteração no valor estimado para a cobrança tem recebido críticas de partidos de oposição no Parlamento.

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — As famílias japonesas enfrentarão um aumento nos impostos a partir do ano fiscal de 2026, conforme anunciado pela Agência para Crianças e Famílias do Japão, relatou o Japan Times.

Espera-se que os contribuintes paguem cerca de 800 ienes extras por mês para financiar um aumento no apoio ao cuidado infantil.

Publicidade
blank

Os valores exatos variarão segundo a renda e o plano de seguro saúde de cada indivíduo.

Segundo as estimativas da Agência, os contribuintes com uma renda anual de 2 milhões de ienes pagarão um adicional de 350 ienes por mês, enquanto aqueles com uma renda anual de 4 milhões de ienes pagarão 650 ienes extras.

Para os que ganham 6 milhões de ienes por ano, a taxa será de 1.000 ienes, aumentando gradualmente com a renda, atingindo 1.650 ienes para aqueles com uma renda anual de 10 milhões de ienes.

O governo central planeja implementar as taxas gradualmente a partir de 2026, quando serão necessários 600 bilhões de ienes para o programa. Espera-se que a taxa aumente progressivamente até 2028, visando arrecadar um total de 1 trilhão de ienes nesse período.

A ministra responsável pelas políticas do setor, Ayuko Kato, reconheceu a dificuldade em fornecer estimativas precisas devido à flutuação dos salários nos próximos anos.

Ela destacou que os números divulgados são baseados nos salários brutos de 2021 e servem como referência para discussões futuras no parlamento.

Foto: Reprodução/PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank