Emprego

Pesquisa: 80% das empresas japonesas se preparam para escassez de motoristas de caminhão

A pesquisa revelou que 66 empresas já adotaram medidas para lidar com o problema, enquanto outras 13 planejam fazer o mesmo.

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — As empresas japonesas estão enfrentando uma corrida contra o tempo para se adaptarem à iminente escassez de motoristas de caminhão prevista para este ano. A partir de abril, novas regulamentações entrarão em vigor, reforçando as restrições sobre as horas extras neste tipo de serviço.

Um levantamento realizado pela NHK junto a 100 grandes empresas revelou que quase 80 delas já implementaram ou estão prestes a implementar medidas para lidar com as mudanças regulatórias.

Publicidade
blank

Conduzida entre dezembro e janeiro, a pesquisa revelou que 66 empresas já adotaram medidas para enfrentar o problema, enquanto outras 13 planejam fazê-lo. Seis empresas afirmaram não ter planos nesse sentido, enquanto 15 não responderam.

Diante desse cenário, muitas empresas estão concentrando esforços na melhoria da eficiência logística. Cinquenta e cinco delas reestruturaram rotas e horários, enquanto 38 estão buscando parcerias para transporte conjunto com outras empresas.

Além disso, 37 empresas planejam migrar para opções de transporte marítimo, ferroviário e aéreo, enquanto 20 optaram por repassar os custos logísticos adicionais para seus produtos e serviços.

A escassez iminente de motoristas de caminhão é vista como um desafio significativo para as empresas, que estão se esforçando para garantir a continuidade de suas operações em meio às mudanças regulatórias e às pressões econômicas.

Foto: Reprodução/NHK

Comentários
Publicidade
blank