Emprego

Maior organização trabalhista do Japão exigirá aumento salarial de cerca de 5%

De acordo com Confederação, a economia japonesa teve uma recuperação lenta da pandemia de coronavírus.

blank
Visualizações

Segundo a NHK,  a maior organização trabalhista do Japão planeja exigir um aumento salarial de cerca de 5% nas negociações salariais anuais que começarão no início do próximo ano.

Segundo informações, a Confederação Sindical Japonesa, ou Rengo, compilou um esboço de plano básico para as negociações. Rengo é uma organização “guarda-chuva” para sindicatos com uma adesão total de cerca de 7 milhões de trabalhadores.

Publicidade
blank

De acordo com Confederação, a economia japonesa teve uma recuperação lenta da pandemia de coronavírus e os aumentos salariais não acompanharam os aumentos de preços, dificultando a vida dos trabalhadores.

Rengo ainda declarou que as empresas devem investir em pessoas e aumentar os salários. Exige uma mudança para uma economia em que o PIB e os salários aumentem de forma constante.

A organização disse que vai exigir um aumento de cerca de 5%, incluindo um aumento salarial de cerca de 3%. Esta será a maior demanda de aumento salarial do Rengo desde 2014.

A Rengo parou de estabelecer um número concreto para sua demanda por aumento salarial em 2002 em meio à crise econômica do Japão. Mas voltou a fazê-lo em 2014, quando o impulso para aumentos salariais aumentou para tirar o país da deflação.

Espera-se que o plano de negociação salarial seja aprovado na reunião do comitê executivo central do Rengo na quinta-feira.

Comentários
Publicidade
blank