Emprego

Japão permite a atividade de motorista de aplicativo, mas com algumas limitações

Japão permite a atividade de motorista de aplicativo, mas com algumas limitações
Visualizações

Tóquio, Japão — A partir desta segunda-feira (1), uma nova forma de transporte entra em cena nas ruas de Tóquio, Quioto e outras regiões do Japão.

O ridesharing, que permite que motoristas comuns utilizem seus próprios veículos para transportar passageiros mediante pagamento, foi autorizado em partes de quatro províncias, conforme relatado pelo jornal Sankei.

Publicidade
blank

Esta mudança marca uma divergência do modelo tradicional de ridesharing encontrado em outras partes do mundo. Aqui no Japão, os motoristas serão supervisionados por empresas de táxi estabelecidas, e os passageiros poderão solicitar os veículos por meio dos aplicativos de táxi já existentes.

Entretanto, é importante notar que as áreas de operação e os horários serão inicialmente limitados, e o recrutamento de motoristas está apenas começando.

A implementação completa do ridesharing, que tem o potencial de mitigar a falta de motoristas de táxi, ainda demandará algum tempo para ser totalmente adotada.

Os locais onde o ridesharing será permitido foram identificados pelo Ministério dos Transportes, com base na análise de dados de aplicativos de transporte, evidenciando a escassez de táxis em determinadas regiões e horários específicos.

Entre as áreas selecionadas estão partes de Tóquio, Yokohama, Kawasaki, Yokosuka, Nagoia, Seto, Nisshin, Quioto, Uji e Nagaokakyo. Esses serviços operarão apenas durante os horários em que a demanda por táxis excede a oferta.

As empresas de táxi assumirão a responsabilidade de treinar os motoristas, gerenciar seus horários de trabalho, providenciar seguros voluntários e conduzir testes de alcoolemia à distância.

Os passageiros só poderão ser transportados quando o destino e a tarifa forem previamente estabelecidos através do aplicativo.

Os preços serão equivalentes aos dos táxis convencionais, com o pagamento realizado antecipadamente por cartão de crédito ou outras formas eletrônicas, sem o uso de dinheiro em espécie.

Para chamar os veículos de ridesharing, os usuários poderão utilizar os aplicativos de táxi já existentes, com empresas como GO e Uber Japan se preparando para integrar essa opção aos seus aplicativos a partir de abril, nas áreas e horários designados.

No entanto, é importante destacar que muitas empresas de táxi ainda não conseguiram contratar motoristas em número suficiente para iniciar o serviço imediatamente nesta segunda-feira.

O Ministério dos Transportes também enfrenta desafios na identificação das áreas com escassez de táxis.

Embora tenha anunciado a expansão do ridesharing para outras oito regiões a partir de maio, ainda é necessário coletar mais dados em áreas não cobertas pelos aplicativos de transporte, o que torna incerto o cronograma para a implementação do serviço nessas regiões.

Áreas com serviço de ridesharing a partir de abril:

Tóquio:

  • Área metropolitana, incluindo os 23 distritos da capital
  • Musashino
  • Mitaka

Kanagawa:

  • Yokohama
  • Kawasaki
  • Yokosuka

Aichi:

  • Nagoia
  • Nisshin
  • Seto

Quioto:

  • Cidade de Quioto
  • Uji
  • Nagaokakyo

A partir de maio: Outras áreas serão incluídas: Sapporo, Sendai, Saitama, Chiba, Osaka, Kobe, Hiroshima e Fukuoka.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank