Emprego

57% das pequenas transportadoras aumentarão os seus motoristas de caminhão

O dado foi coletado pela Câmara de Comércio do Japão e destoa da situação de outras empresas.

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Tóquio, Japão — Enquanto grandes empresas preparam-se para oferecer os maiores aumentos salariais em décadas aos seus funcionários, trabalhadores do setor de transporte de mercadorias enfrentam uma realidade diferente, revelou um relatório da Reuters.

Empresas de transporte de pequeno porte, como a dirigida por Ikuko Sakata, em Tóquio, enfrentam desafios financeiros para manter suas operações.

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Com cerca de 80 funcionários sob sua gestão, a empresa paga um salário mínimo, estimado em aproximadamente 280 mil ienes por mês antes das horas extras.

Sakata descreve a situação dizendo: “Estamos fazendo o melhor que podemos.”

Enquanto isso, grandes empresas como Toyota Motor e Nippon Steel planejam conceder aumentos generosos aos seus trabalhadores.

Segundo o maior sindicato do Japão, Rengo, os trabalhadores das principais empresas solicitaram aumentos anuais de 5,85%, ultrapassando a marca dos 5% pela primeira vez em 30 anos.

O governo japonês espera que as pequenas e médias empresas, que representam 99,7% de todas as empresas no país e cerca de 70% da força de trabalho, sigam o exemplo e concedam aumentos salariais.

Negociações salariais para a maioria dessas empresas devem ser finalizadas até o final de março.

No entanto, uma pesquisa da Câmara de Comércio do Japão indica que apenas 57% das pequenas empresas de transporte planejam conceder aumentos salariais a partir de abril, e menos de um terço planeja oferecer aumentos de 3% ou mais.

O governo implementou medidas para conter a subcontratação no setor e lançou políticas para aumentar as taxas de frete padrão, além de garantir uma compensação justa para os trabalhadores por tarefas não relacionadas à condução, numa tentativa de elevar os salários do setor em cerca de 10%.

No entanto, a entrada em vigor, prevista para abril, da lei que limita as horas extras no setor pode desencadear uma crise, já que muitos motoristas dependem dessas horas extras para aumentar seus salários.

Tetsuyasu Kondo, diretor de outra pequena empresa na província de Akita, destacou a necessidade de repassar os crescentes custos aos clientes para garantir salários mais altos aos funcionários.

No entanto, para empresas menores como a de Sakata, aumentar os salários significaria arriscar o próprio negócio.

Sakata lamenta: “Tentamos negociar aumentos de preços, mas raramente são totalmente aceitos. Na melhor das hipóteses, conseguimos um aumento de 50%, mas na maioria das vezes, é de apenas 20% a 30%.”

Foto: PhotoAC

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