Economia

PIB do Japão deve cair para 4º lugar no mundo, ultrapassado pelo da Alemanha

Alemanha desafia o Japão na disputa pela terceira maior economia global com crescimento de 6% em 2023.

PIB do Japão deve cair para 4º lugar no mundo, ultrapassado pelo da Alemanha
Visualizações

Tóquio, Japão — Em um desenvolvimento significativo, a economia alemã registrou um crescimento notável de mais de 6% em valores nominais no ano passado, impulsionando as chances de a Alemanha ultrapassar o Japão e assegurar a posição de terceira maior economia global.

O governo alemão anunciou na última segunda-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país expandiu-se em impressionantes 6,3% em 2023, em comparação com o ano anterior, alcançando um total de mais de 4,1 trilhões de euros, equivalente a quase 4,5 trilhões de dólares.

Publicidade
blank

Comparativamente, o PIB nominal do Japão nos nove meses até setembro foi de aproximadamente 3 trilhões de dólares.

Para a economia japonesa superar a alemã ao longo de todo o ano de 2023, em dólares, o PIB trimestral para o período de outubro a dezembro precisaria atingir cerca de 190 trilhões de ienes.

Entretanto, considerando que o PIB nominal do Japão no último trimestre de 2022 foi de cerca de 147 trilhões de ienes, a perspectiva de ultrapassar a Alemanha em 2023 parece improvável.

A fraqueza do iene em relação ao dólar sinaliza que o PIB do Japão será menor em dólares devido à conversão da moeda. Ao mesmo tempo, o PIB da Alemanha foi impulsionado pelo aumento dos preços no país.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), que começou a publicar dados comparativos de economias em 1980, estima agora que o PIB nominal da Alemanha no ano passado tenha superado o do Japão, consolidando sua posição como a terceira maior economia do mundo.

Desde que a economia chinesa ultrapassou a do Japão em 2010, a economia japonesa mantém o terceiro lugar global, mas agora enfrenta o desafio iminente de ser superada pela Alemanha, enquanto as economias dos EUA e da China permanecem nas primeiras posições.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank