Tóquio, Japão – A empresa japonesa Panasonic Holdings Corp (6752.T) anunciou na quinta-feira sua intenção de aumentar a produção de células de bateria usadas em veículos elétricos, construindo pelo menos duas novas fábricas na América do Norte.
A unidade de energia da Panasonic, responsável pela fabricação de baterias para a Tesla Inc (TSLA.O), planeja aumentar a capacidade de suas baterias automotivas para 200 gigawatts-hora por ano até março de 2031, cerca de quatro vezes o nível atual no final de março, conforme declarado em uma apresentação em seu site.
A Panasonic planeja construir pelo menos duas novas fábricas para a produção de baterias 4680 na América do Norte até 2030, confirmou um porta-voz à Reuters.
O CEO do grupo da Panasonic, Yuki Kusumi, mencionou durante uma entrevista coletiva após a apresentação que a empresa ainda não decidiu onde na América do Norte adicionará capacidade de produção. “Pode ser Nevada, pode ser Kansas ou pode ser em outro lugar”, disse Kusumi.
De acordo com o jornal Nikkei, a Panasonic e a empresa de comércio Marubeni Corp (8002.T) estabelecerão uma rede de entrega no Japão que utilizará pequenas vans elétricas.
O relatório afirma que as empresas formarão uma joint venture por volta de junho, que será responsável por tarefas que vão desde a instalação de unidades de carregamento até o gerenciamento de baterias de veículos. Ainda segundo o relatório, centenas de vans comerciais EV serão implantadas em aproximadamente dois anos.
Tanto a Panasonic quanto a Marubeni se recusaram a comentar sobre o relatório.
A Panasonic já está operando uma linha de produção piloto de baterias 4680 em sua fábrica em Wakayama, no Japão, enquanto a Tesla já está produzindo as células de bateria 4680, que o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou serem a chave para tornar os carros elétricos mais baratos e atraentes.
Além disso, a Panasonic abrirá mais dois novos locais no Japão nos próximos dois anos para aprofundar seu conhecimento em baterias.
Um deles será uma instalação de tecnologia de produção a ser estabelecida em Osaka em 2024, enquanto o outro será um local para o desenvolvimento de baterias novas e de próxima geração, planejado para ser instalado em 2025 na cidade vizinha de Kadoma.