Economia

Keis elétricos da Nissan e Mitsubishi superam expectativa

As vendas oficiais ainda não começaram, mas as concessionárias já receberam pedidos dos VEs kei.

blank
Visualizações

kei elétrico Sakura da Nissan Motors, apresentado em 20 de maio, já obteve mais de 10 mil pedidos, quando ainda as vendas nem começaram.

Nissan e a Mitsubishi Motors irão iniciar as vendas oficialmente a partir de quinta-feira (16).

Publicidade
blank

Pelo Sakura a Nissan já recebeu 11.429 e pelo ekXEV (ek Cross EV) a Mitsubishi obteve 3,4 mil pedidos em 3 semanas. Devido ao efeito do subsídio, o número de pedidos foi maior do que o esperado porque pode ser adquirido a partir de pouco mais de 1 milhão de ienes e os consumidores estão se interessando mais pelos VEs, especialmente os de idade madura.

Segundo a Nissan, são 26% da faixa dos 60, 24% da faixa dos 50, 21% da faixa dos 70 e 18% da faixa dos 40 anos. Os pedidos de clientes na faixa dos 30 anos estão com o menor índice de 11%, mas a montadora tem uma expectativa de que deverá aumentar o interesse dos adultos jovens.

O gerente-chefe de marketing da Nissan, Nobuhide Yanagi, analisa que o motivo da quantidade de pedidos se deve “ao efeito dos subsídios, é enorme”. Revelou que as áreas metropolitanas como Kanagawa, Tóquio, Osaka e Aichi são as que mais têm pedidos.

Mais da metade dos pedidos são de clientes que não possuem um carro Nissan ou Mitsubishi. A Nissan estabeleceu uma meta de vendas anual de 50 mil unidades se não houver suspensão de subsídios.

Por outro lado, a Mitsubishi Motors também estabeleceu uma meta de vendas mensal de 850 unidades, mas começou bem, com 4 vezes mais do que havia planejado.

Os dois VEs kei são equipados com bateria de 20kWh e podem rodar cerca de 180km com uma única carga.

As fabricantes Honda, Suzuki e Daihatsu também planejam introduzir keis elétricos até o ano 2025, mas as outras duas largaram na frente.

Comentários
Publicidade
blank