O kei elétrico Sakura da Nissan Motors, apresentado em 20 de maio, já obteve mais de 10 mil pedidos, quando ainda as vendas nem começaram.
A Nissan e a Mitsubishi Motors irão iniciar as vendas oficialmente a partir de quinta-feira (16).
Pelo Sakura a Nissan já recebeu 11.429 e pelo ekXEV (ek Cross EV) a Mitsubishi obteve 3,4 mil pedidos em 3 semanas. Devido ao efeito do subsídio, o número de pedidos foi maior do que o esperado porque pode ser adquirido a partir de pouco mais de 1 milhão de ienes e os consumidores estão se interessando mais pelos VEs, especialmente os de idade madura.
Segundo a Nissan, são 26% da faixa dos 60, 24% da faixa dos 50, 21% da faixa dos 70 e 18% da faixa dos 40 anos. Os pedidos de clientes na faixa dos 30 anos estão com o menor índice de 11%, mas a montadora tem uma expectativa de que deverá aumentar o interesse dos adultos jovens.
O gerente-chefe de marketing da Nissan, Nobuhide Yanagi, analisa que o motivo da quantidade de pedidos se deve “ao efeito dos subsídios, é enorme”. Revelou que as áreas metropolitanas como Kanagawa, Tóquio, Osaka e Aichi são as que mais têm pedidos.
Mais da metade dos pedidos são de clientes que não possuem um carro Nissan ou Mitsubishi. A Nissan estabeleceu uma meta de vendas anual de 50 mil unidades se não houver suspensão de subsídios.
Por outro lado, a Mitsubishi Motors também estabeleceu uma meta de vendas mensal de 850 unidades, mas começou bem, com 4 vezes mais do que havia planejado.
Os dois VEs kei são equipados com bateria de 20kWh e podem rodar cerca de 180km com uma única carga.
As fabricantes Honda, Suzuki e Daihatsu também planejam introduzir keis elétricos até o ano 2025, mas as outras duas largaram na frente.