Ministério das Finanças do Japão está finalizando os planos para criar um painel de especialistas que discutirá as vantagens de um iene digital, segundo informações divulgadas na quinta-feira (30).
Embora o Banco do Japão ainda não tenha planos concretos para lançar uma moeda digital, o governo está seguindo em frente com a criação do painel, que será estabelecido em abril.
O Banco Central já havia anunciado anteriormente que iniciaria um programa piloto para testar uma moeda digital em abril deste ano. O painel de especialistas discutirá como projetar um ecossistema institucional para o iene digital, com base nas descobertas dos testes realizados pelo Banco do Japão. O governo poderá usar as opiniões compiladas pelo painel para avaliar a viabilidade de emitir o iene digital.
Desde 2021, o Banco do Japão vem realizando testes de prova de conceito para o iene digital, que se concentraram na emissão e circulação da moeda, além de funções periféricas como depósitos programados e limites de conta.
As rodadas iniciais de testes foram concluídas recentemente e, a partir do próximo mês, o banco central iniciará testes de campo com bancos do setor privado, a fim de identificar possíveis falhas nas transações digitais em ienes em bancos comerciais.
Vários países têm intensificado seus estudos sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais. Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden posicionou a pesquisa no campo como uma prioridade no ano passado, e espera-se que o Banco Central Europeu decida este ano se deve prosseguir com o desenvolvimento de um euro digital.
Segundo a política econômica anual do governo japonês e o pacote de reformas em 2020, o Banco do Japão “explorará” um iene digital “enquanto coordenará com outros países”.
O governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, disse na terça-feira que acredita pessoalmente que uma moeda digital do banco central é “algo que precisamos e, de fato, alcançaremos no futuro”.
Foto: Envato