Tóquio, Japão — O governo japonês está elaborando planos para estender os subsídios que visam reduzir os preços dos combustíveis, incluindo gasolina, e aliviar os custos das contas de luz.
As medidas estão programadas para entrar em vigor em dezembro deste ano e permanecer em vigor até o final de abril.
Essa extensão tem o objetivo de ajudar a população a enfrentar as pressões financeiras decorrentes do aumento dos preços de combustíveis e eletricidade.
No entanto, o governo está considerando a possibilidade de eliminar gradualmente os subsídios para a gasolina, se as condições econômicas permitirem.
Esse movimento dependerá das tendências globais dos preços do combustível e do impacto das mudanças econômicas.
A partir de maio, planeja-se reduzir o suporte para contas de eletricidade e gás à medida que se observam essas tendências, refletindo a intenção de ajustar as políticas à medida que a situação evolui.
Esses planos foram incluídos no esboço de um novo pacote de estímulo econômico, que está programado para ser submetido à aprovação do Gabinete em 2 de novembro.
O governo japonês implementou os programas de subsídios para combustíveis e contas de eletricidade e gás no início de 2022, inicialmente com a previsão de encerramento em setembro deste ano. No entanto, devido ao aumento dos preços e preocupações econômicas, decidiu estendê-los até o final do ano.
Foto: PhotoAC