Economia

Famílias japonesas enfrentam aumento de pressão financeira, segundo pesquisa

Crescente custo de vida e falta de acompanhamento salarial provoca aperto no orçamento familiar em todo o Japão

Famílias japonesas enfrentam aumento de pressão financeira, segundo pesquisa
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Tóquio, Japão — De acordo com estudo recente do Dai-ichi Life Research Institute Inc., as famílias japonesas serão forçadas a lidar com um acréscimo de ¥ 145.000 em despesas no presente ano fiscal, como consequência do aumento consistente nos preços de alimentos e outros produtos essenciais.

Moradora de Sagamihara, na província de Kanagawa, relatou já ter diminuído o número de refeições fora de casa para compensar o aumento nas despesas alimentícias. Segundo a mesma, o custo de alimentação de sua família subiu aproximadamente ¥ 20.000 mensais neste ano, sem considerar o aumento de cerca de ¥ 6.000 nas contas de serviços públicos. Em março, o orçamento familiar com alimentação aumentou em mais de ¥ 50.000.

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Hideo Kumano, economista-chefe do Dai-ichi Life Research Institute Inc., projeta que essa onda de inflação intensificará a pressão financeira sobre as famílias com dois ou mais membros – excluindo o aluguel – em ¥ 12.116, ou 4%, ano a ano, durante o ano fiscal de 2023. O custo com alimentos, ressalta ele, deverá representar aproximadamente 60% do aumento estimado de ¥ 145.393.

O custo da eletricidade é previsto para aumentar em várias regiões a partir de junho, com um acréscimo médio nacional de 11%. Kumano adverte que, “Quando as contas de eletricidade sobem, as famílias tendem a economizar em itens alimentícios, como frutas e laticínios”.

Os dados da Teikoku Databank Ltd. indicam que a inflação nos preços de alimentos e bebidas começou em junho do ano passado, com os consumidores tendo que gastar mais para adquirir cerca de 7.800 produtos em outubro.

O complicador é a incompatibilidade entre o crescimento salarial e a inflação. Os salários nominais – que retratam o salário médio – subiram apenas 1,9% em relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa de Trabalho de 2022 do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

Tomoya Akatsu, gerente geral da rede de supermercados Benny Super, expressa a preocupação com os clientes. “Os aumentos de preços afetam nossos clientes. Estamos ficando sem paciência,” desabafa. Para cobrir o aumento nos custos de serviços públicos, que praticamente dobraram nos últimos dois anos, a pequena rede de supermercados está considerando aumentar os preços dos produtos.

A Intage Inc., uma empresa de pesquisa, relata que os preços médios de venda em supermercados e drogarias subiram 49% para folhas de alumínio e 28% para óleo vegetal em abril.

Um porta-voz da Teikoku Databank expressou preocupação de que, se houver uma transferência em larga escala do aumento do custo da eletricidade, “poderíamos ver uma nova onda de aumentos de preços”.

Foto: Freepik

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