Tóquio, Japão — Em meio aos crescentes aumentos de preços dos alimentos, uma pesquisa conduzida pelo governo japonês revelou que 60% dos consumidores estão optando por produtos mais baratos, conforme reportado pela NHK.
Realizado pelo gabinete do primeiro-ministro entre setembro e outubro do ano passado, o estudo abrangeu 5.000 pessoas com 18 anos de idade ou mais, buscando compreender como os consumidores estão enfrentando os altos preços dos produtos alimentícios.
Os entrevistados foram questionados sobre qual porcentagem de aumento de preço seria considerada aceitável: 38% afirmaram que um aumento de até 10% seria tolerável, enquanto 30% indicaram que entre 10% e 20% seria razoável. Por outro lado, 24% expressaram que qualquer aumento seria considerado “inaceitável”.
No entanto, diante dos sucessivos aumentos de preços, a maioria esmagadora, 60%, afirmou estar optando por produtos mais acessíveis. Além disso, 42% relataram ter reduzido suas despesas com refeições fora de casa, seja em restaurantes ou outros estabelecimentos, enquanto 39% admitiram ter diminuído a quantidade de alimentos comprados.
Esses resultados destacam os desafios enfrentados pelos consumidores japoneses em meio à pressão inflacionária, obrigando muitos a fazerem ajustes em seus hábitos de consumo para lidar com as despesas crescentes.
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