Países em todo o mundo está enfrentando recessão, enquanto a guerra na Ucrânia atinge economias já prejudicadas pela pandemia de covid-19, alertou o Banco Mundial.
Países menos desenvolvidos na Europa e no leste da Ásia enfrentam uma “grande recessão”, disse.
O risco de alta inflação e baixo crescimento, a chamada estagflação, também está maior, disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass.
As contas e energia e de comida vêm aumentando em todo o mundo.
“A guerra na Ucrânia, lockdowns na China, interrupções nas redes de fornecimento e o risco de estagflação estão impedindo o crescimento. Para muitos países, a recessão será difícil de evitar”, disse Malpass.
Ele alertou no relatório de Perspectivas Econômicas Globais do Banco Mundial para junho que o perigo de estagflação era “considerável”.
“O crescimento limitado provavelmente persistirá por toda a década devido ao fraco investimento na maioria do mundo. Com a inflação agora decorrendo a altas multidécadas em muitos países e fornecimento podendo crescer de forma lenta, há um risco de que a inflação continue maior por mais tempo”.
Mais de 100 dias se passaram desde a invasão russa à Ucrânia, mas somente agora que o tamanho preocupante das ondas de choque atingindo nações e lares a milhares de quilômetros de distância desse epicentro está se tornando claro.
O Banco Mundial está encorajando ação imediata, de alívio de débito a pedir às nações que não coloquem restrições sobre exportações de alimentos.