Clima

Sistema de baixa pressão trás ventos fortes e ondas altas ao norte do Japão

Ventos muito fortes são esperados no Japão, com velocidades de até 90 km/h em Hokkaido e 83 km/h na região de Tohoku. Rajadas ainda mais intensas podem atingir 126 km/h.

Sistema de baixa pressão trás ventos fortes e ondas altas ao norte do Japão
Visualizações

Tóquio, Japão — Um sistema de baixa pressão em desenvolvimento no leste do Japão está causando preocupação nesta sexta-feira, à medida que ventos semelhantes aos de um tufão e ondas impressionantemente altas atingem o norte do arquipélago.

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um alerta de condições meteorológicas extremamente instáveis devido a um fluxo de ar frio se dirigindo à região, acompanhado por chuvas fortes.

Publicidade
blank

A AMJ prevê que o clima tempestuoso persistirá no norte do Japão, com o sistema de baixa pressão ganhando força à medida que se move em direção ao norte. Ventos de até 90 km/h são esperados em Hokkaido e de até 83 km/h na região de Tohoku, com rajadas potencialmente atingindo impressionantes 126 km/h.

Além dos ventos intensos, as ondas ao largo da costa também são uma grande preocupação, podendo alcançar alturas de até 7 metros em Hokkaido e 6 metros em Tohoku.

A AMJ emitiu um aviso para a precipitação nas próximas 24 horas até a manhã de sábado, com previsão de acumulação de até 120 mm em Hokkaido e 80 mm em Tohoku. Este aumento significativo nas chuvas traz o risco de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios, tornando a situação ainda mais perigosa.

A agência meteorológica também alertou os residentes a tomarem precauções adicionais em relação a raios, rajadas de vento, tornados e queda de granizo. A segurança da população é a principal prioridade, e as autoridades estão monitorando de perto a evolução da situação.

Os moradores nas áreas afetadas são instados a ficarem atentos às atualizações dos órgãos meteorológicos locais e a seguir todas as orientações de segurança emitidas pelas autoridades.

Foto: Reprodução/Yahoo Japan

Comentários
Publicidade
blank