Clima

Nuvem de poeira amarela se aproxima do Japão após passar pela China

Pessoas que sofrem de alergia ao pólen (kafunsho) devem estar atentas, já que os sintomas podem se agravar.

Nuvem de poeira amarela se aproxima do Japão após passar pela China
Visualizações

Tóquio, Japão — Os japoneses estão se preparando para a chegada de uma nuvem de poeira amarela que deve atingir grande parte do país entre sexta-feira (29) e sábado (30), segundo as previsões da Agência Meteorológica do Japão.

Os especialistas alertam que pessoas com alergia a pólen (kafunsho) devem redobrar os cuidados, pois os sintomas podem se agravar devido à presença da poeira amarela.

Publicidade
blank

Para minimizar os impactos à saúde, é aconselhável ficar atento às previsões e informações atualizadas sobre o fenômeno. Os cidadãos devem evitar saídas desnecessárias ou exercícios intensos ao ar livre para reduzir a inalação, especialmente se a concentração da poeira estiver alta.

Além dos problemas de saúde, a poeira amarela (kousa, 黄砂) pode causar transtornos adicionais, como sujar carros e roupas estendidas no varal, além de limitar a visibilidade nas estradas.

O alerta sobre a poeira amarela também foi emitido pela estação meteorológica de Pequim, na China, na tarde de quarta-feira (27), conforme informou a emissora TBS.

Na Região Autônoma da Mongólia, a visibilidade foi tão baixa que os motoristas tiveram que ligar os faróis durante o dia.

A nuvem de poeira é resultado da movimentação de massas de ar que transportam pequenas partículas de areia do deserto da Mongólia e do norte da China em direção ao Japão.

Esse fenômeno é mais comum na primavera, mas continua sendo motivo de preocupação devido aos seus impactos na saúde e na vida cotidiana dos cidadãos japoneses.

Foto: Reprodução/Agência Meteorológica do Japão

Comentários
Publicidade
blank