Clima

Neve deixa transtornos em várias regiões do Japão

Neve deixa transtornos em várias regiões do JapãoUm homem caminha contra uma tempestade de neve em uma estrada coberta de neve em Yokohama. (Foto AP/Eugene Hoshiko)
Visualizações
O grande volume de neve e de frio intenso esperados a partir desta terça-feira (24) já estão causando transtornos em algumas partes do país, segundo as mídias locais.
Um caminhão de lixo e outro caminhão colidiram frontalmente na cidade de Ishikari, na província de Hokkaido. O acidente foi registrado às 6h30 e o motorista do caminhão, de 30 anos, foi levado ao hospital com suspeita de fraturas. A polícia disse que no momento do acidente nevava muito e o asfalto estava escorregadio.
Em Hokkaido a JR suspendeu cerca de 50 partidas de trens, incluindo 16 rápidos para o aeroporto, em razão das condições adversas.
A JR West anunciou que existe a possibilidade de suspender nesta terça-feira a circulação de trens nas linhas Keihanshin, como Kyoto/Kobe Line, Osaka Loop Line, Nara Line em preparação para a queda de neve.
A sede da JR West Kinki informou que alguns trechos da área norte de Kinki, como as linhas Sanin e Maizuru, foram suspensos desde a manhã. Um total de 33 trens expressos limitados, incluindo Kounotori e Super Hakuto, também estão parados. O mesmo quadro pode se repetir na quarta-feira. A companhia pede que os passageiros verifiquem as informações antes de saírem de casa.
No aeroporto de Toyama foram cancelados 56 voos da companhia ANA e 72 da JAL, afetando cerca de 4.600 passageiros. Em Ishikawa, quatro voos de ida e volta para Haneda foram cancelados no aeroporto de Noto.
Nas vias expressas, a Sasson foi fechada para o tráfego entre Sapporo e Otaru, na província de Hokkaido. Há a possibilidade de a expressa Hokuriku fechar no trecho entre Maibara IC e Takefu IC, e também a Maizuru Wakasa entre Obama IC e Tsuruga JCT.
Um supermercado em Tsubame, na província de Niigata, registrou aumento na compra de alimentos por clientes preocupados com a onda de frio. Moradores de Fukuoka compraram praticamente todos os produtos que podiam em uma loja de materiais de construção para se proteger da neve pesada. Entre os produtos estavam pás de remover neve, itens para evitar congelamento de canos e aquecedores a óleo.
Em Sukayu, que fica nas montanhas da cidade de Aomori, na província homônima, foi registrado o acúmulo de 277 centímetros de neve, e 63 cm em Hirosaki.
Na cidade de Wajima, em Ishikawa, as autoridades estão inspecionando o bombeamento de água nos encanamentos para prevenir o congelamento.
CUIDADO COM O VENTO 
A velocidade e força do vento estão aumentando em Okinawa, Kyushu e região de Chugoku. No aeroporto Yonaguni, em Okinawa, chegou a 27,3 metros às 11h desta terça-feira. No monte Unzen, em Nagasaki, atingiu 25,3 metros, e em Iwami, na província de Tottori, chegou a 25 metros.
Segundo o site Tenki, o vento é considerado forte quando atinge a velocidade média de 20 a 30 metros por segundo, o que dá entre 70 km a 110 km por hora, comparável às velocidades dos carros em rodovias.
Caso vente nessa velocidade, a pessoa precisa se segurar em algo, mas dificulta também a condução de carros em velocidades normais.
Pode haver ainda destelhamento de casas ou queda de placas, podendo causar outros acidentes.
A Agência Meteorológica do Japão prevê que o vento atingirá as seguintes velocidades até a quarta-feira: 25 metros em Hokkaido, Shikoku e sul de Kyushu; 23 metros em Kanto Koshin, Hokuriku, Kinki, Chugoku e Okinawa/Amami; 20 metros no norte de Kyushu e Tohoku.
PREVISÕES
A Agência Meteorológica do Japão informa que a queda de neve pesada deve se intensificar a partir da tarde desta terça-feira tanto no lado do Mar do Japão quanto nas planícies do Pacífico.
A onda de frio intenso ocorre a cada dez anos e a previsão de acúmulo de neve até o meio-dia de quarta-feira é a seguinte: 90 cm na província de Niigata; 80 cm em Hokuriku; 70 cm nas regiões de Tohoku, Kanto Koshin, Kinki e Chugoku; 60 cm em Tokai; 40 cm em Hokkaido e norte de Kyushu; 30 cm em Shikoku; 20 cm no sul de Kyushu. Nos 23 distritos de Tóquio deverá acumular em torno de 2 cm.
A temperatura será negativa em várias partes do país: -12º C em Sapporo; -7º C na cidade de Nagano; -6º C em Sendai e Kumamoto; -5º C nas cidade de Toyama e de Yamaguchi; -4º C na cidade de Kochi; -3º C em Nagoia; -2º C no centro da cidade de Tóquio e na cidade de Osaka.
Imagens: 
Um homem caminha contra uma tempestade de neve em uma estrada coberta de neve em Yokohama. (Foto AP/Eugene Hoshiko)
Comentários
Publicidade
blank