Brasil

Hirofumi Ikesaki empresário e grande liderança da comunidade morre aos 94 anos

blank
Visualizações

O empresário Hirofumi Ikesaki, Fundador da rede de cosméticos Ikesaki e importante figura para comunidade japonesa no Brasil, morreu nesta semana aos 94 anos.

Ikesaki nasceu no Japão e chegou ao Brasil em 1934 aos 5 anos, junto com sua família em Bastos no interior de São Paulo. Ele trabalhou na agricultura como a maioria dos imigrantes japoneses.

Publicidade
blank

Posteriormente, foi para a capital e se tornou comerciante. Sua primeira loja foi aberta em 1964, na rua dos Estudantes, na Liberdade e é considerada pioneira no setor de produtos de beleza no Brasil.

Graças aos seus planos visionários, a Ikesaki Cosméticos ganhou prestígio e renome dentro do segmento de beleza no Brasil e no mundo.

Além de um grande empresário, era considerado uma das principais lideranças da comunidade nipo-brasileira. Ele era presidente da associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

Era carinhosamente chamado de ‘prefeito da Liberdade’. Em 2018, investiu R$200 mil do próprio bolso para obras de revitalização da Praça da Liberdade, em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil” e conseguiu a mudança do nome da estação de metrô Liberdade para “Japão-Liberdade”.

A prefeitura de São Paulo, empresários de vários setores e amigos prestaram homenagens. Hirofumi atuou na geração de empregos, fortaleceu o empreendedorismo e o mercado de cosméticos do Brasil.

Ikesaki deixa a esposa Michiyo e cinco filhos (Carlos, Suzi, Márcia, Ricardo e Roberto). Sempre persistente na preservação de valores da cultura japonesa, teve uma grande participação representativa dentro da comunidade Nikkei durante toda sua vida. “Incansável guerreiro, venceu várias batalhas, mas hoje ele nos deixou para seu merecido descanso”, destacou a família.

Comentários
Publicidade
blank