Neste ano em que Curitiba completa 330 anos, a comunidade nikkei irá doar mais de mil mudas de cerejeiras para a cidade através do Projeto Sakura.
O plantio simbólico da primeira muda deste lote aconteceu no dia 11 de março, na Praça do Japão em Curitiba, e contou com a presença do Cônsul-Geral Adjunto Kazuu Wakaeda, do Prefeito Rafael Greca, do Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Arata Hara, do Vice-Prefeito e Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, da Secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, do Coordenador do Projeto, Nelson Tossa, do Vereador Nori Seto, do ex-Vereador Rui Hara e do Assessor-chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, entre outros.
O Projeto Sakura, que já existe há alguns anos, tem como objetivo a doação de mudas de cerejeiras para embelezamento de espaços públicos, incentivando a preservação do meio ambiente e a aproximação cultural entre Brasil e Japão.
A iniciativa é uma parceria entre a comunidade nikkei e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Com essa doação, a cidade ganhará ainda mais cor e beleza em seus parques e praças, além de reforçar a relação histórica e cultural entre o Japão e o Brasil.
Fotos: Consulado Geral do Japão em Curitiba