Tóquio, Japão — A Associação de Meteorologia do Japão emitiu um alerta sobre uma incomum onda de poeira amarela que se espera atingir o oeste do país nesta quinta-feira (7), um fenômeno que geralmente ocorre na primavera.
Esta poeira pode depositar-se em roupas e carros ao ar livre, exigindo cautela da população. Em casos de visibilidade abaixo de 5 quilômetros, impactos no trânsito são esperados.
Além das preocupações com o tráfego e o acúmulo de poeira em objetos externos, a exposição à poeira amarela pode ter efeitos adversos na saúde, especialmente para pessoas com alergias ou problemas respiratórios.
A previsão indica que a poeira amarela, conhecida como “kousa” (黄砂), afetará principalmente as regiões de Kyushu, Chugoku e Shikoku. Recomenda-se que medidas preventivas sejam tomadas, como secar roupas dentro de casa e cobrir veículos.
Embora a presença da poeira amarela seja mais comum durante a primavera, registros recentes, como em Fukuoka e Okinawa em novembro, destacam que o fenômeno pode ocorrer em outras épocas. Sua ocorrência em dezembro é considerada relativamente rara, ocorrendo pela última vez em 2022 e várias vezes em 2010.
A poeira amarela tem origem em desertos chineses, como Taklamakan e Gobi, sendo transportada por ventos fortes até alcançar o Japão.
Os impactos podem variar, desde uma paisagem distante obscurecida em pequenas quantidades até problemas mais práticos, como sujeira em veículos e roupas, e potencial interferência na operação de pequenas aeronaves.
Foto: Agência Meteorológica do Japão