Tóquio, Japão — As autoridades do distrito de Shibuya, em Tóquio, emitiram um comunicado pedindo a todos, tanto japoneses quanto turistas estrangeiros, que evitem comemorar o Halloween nas proximidades da estação de Shibuya. O subprefeito Ken Hasebe anunciou a medida com o objetivo de evitar a superlotação no famoso cruzamento, bem como problemas como barulho excessivo e acúmulo de lixo nas ruas.
Hasebe fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa realizada no Clube de Correspondentes Estrangeiros na última quinta-feira (5), onde declarou: “Shibuya não será um local para eventos de Halloween este ano. Quero deixar esta mensagem clara para o mundo”.
A determinação proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas próximas à estação de Shibuya no período de 27 a 31 de outubro, das 18h às 5h. Além disso, a subprefeitura local solicitou aos comerciantes da região que não vendam bebidas alcoólicas durante esse horário do sábado (28) até o último dia de outubro.
Para garantir a segurança pública, o distrito reforçará a presença policial no local e intensificará o monitoramento do tráfego durante o período do Halloween.
Durante a coletiva de imprensa, jornalistas também relembraram a tragédia ocorrida em 29 de outubro de 2022, em Itaewon, Seul, na Coreia do Sul, quando mais de 150 pessoas perderam a vida durante a celebração do Halloween.
Este ano, o Halloween marcará o primeiro evento desde que o Japão relaxou algumas das restrições relacionadas à pandemia de COVID-19. Além de reduzir as multidões, as autoridades do distrito de Shibuya esperam minimizar os efeitos do “turismo excessivo”, que inclui danos materiais, acúmulo de lixo e possíveis conflitos com os residentes locais.
Foto: Reprodução