Segundo informações divulgadas pelo site Asia Nikkei no domingo (16), a Panasonic Holdings está considerando a construção de uma nova fábrica de baterias automotivas no estado de Oklahoma, nos EUA. A fabricante japonesa de eletrônicos já firmou um contrato com o estado que estipula os termos de um subsídio que ela receberia se avançar com a construção da planta.
A companhia atenderá a crescente demanda por baterias usadas em veículos elétricos (VEs), e essa seria a terceira planta da Panasonic nos EUA para baterias de veículos elétricos, após Nevada e Kansas.
Embora o valor do possível investimento ainda não tenha sido determinado, o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, afirmou que o negócio resultaria em um fundo de US$ 5 bilhões e criaria 3,5 mil empregos.
A maioria das baterias automotivas da Panasonic é fornecida para a Tesla. No entanto, a empresa está buscando garantir novos clientes e acredita-se que esteja negociando com outras montadoras.
Ao ser questionada sobre os planos em Oklahoma, a Panasonic enfatizou que ainda não havia decidido fazer um investimento de larga escala na região.
Enquanto isso, uma fonte da companhia disse haver uma forte opção de aumentar significativamente a capacidade das plantas em Nevada ou Kansas. A Panasonic Energy, subsidiária da Panasonic Holdings, está engajada no negócio de baterias automotivas.
Foto: Internet