Na noite de quarta-feira (12), a Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) homenageou o quadrinista brasileiro mais famoso, Mauricio de Sousa, com o prêmio CCJB Awards Person of the Year (Personalidade do Ano).
A cerimônia foi realizada na Embaixada do Brasil em Tóquio e contou com a presença de convidados, incluindo o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Guilherme Patriota, a ministra-conselheira da Embaixada do Brasil, Patricia Côrtes, e muitos outros.
O troféu concedido a Mauricio é uma réplica da obra da artista Tomie Ohtake e foi entregue por Celso Guiotoko, presidente da CCBJ. O prêmio é dado anualmente desde 2009 para personalidades do Brasil ou do Japão que se destacaram na relação entre os dois países.
Durante a cerimônia, Mauricio afirmou que o prêmio é um incentivo para ele continuar lançando seus produtos no Japão e em outros países da Ásia.
O pai da Turma da Mônica também destacou a importância do contato com as crianças no Japão, que conhecem bem seus personagens e histórias.
Mauricio de Sousa,, com 87 anos, está concorrendo à cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras (ABL) e, com sua esposa e diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções, Alice Takeda, realizou alguns encontros com a comunidade no Japão durante sua viagem.
Neste ano, a personagem Mônica, a mais famosa de Mauricio de Sousa, completa 60 anos. O quadrinista afirmou que seu contato com as crianças no Japão o deixou muito otimista, pois estão aprendendo dois idiomas e lendo cada vez mais, o que é muito importante. Para ele, essas são coisas que trazem muitas emoções e esperanças, tanto para as crianças quanto para ele próprio.
Foto: CCBJ e Jonathan Sander