Uma pesquisa realizada pela Cookbiz, empresa sediada em Osaka que opera um site de busca de empregos em restaurantes, revelou que cerca de 60% dos restaurantes no Japão ainda estão instruindo seus funcionários a usar máscaras, mesmo após o governo central ter relaxado as diretrizes sobre o item de proteção em 13 de março.
Os resultados divulgados na quarta-feira (29) mostram que, dos restaurantes pesquisados, cerca de 59,2% continuam a “instruir” seus funcionários a usar máscara, enquanto 34% deixam a decisão por conta deles.
A pesquisa foi conduzida via internet entre 20 e 26 de março, visando gerentes e chefes de funcionários em restaurantes em todo o país, e recebeu 130 respostas válidas.
Em relação às máscaras dos clientes, a resposta mais comum (62,3%) foi que os restaurantes costumavam pedir que os clientes usassem ao entrar no estabelecimento, mas pararam de fazer isso agora.
Por outro lado, 6,2% dos restaurantes ainda estão pedindo que os clientes usem o item de proteção quando entram ou saem do estabelecimento.
Quanto às medidas de segurança para bloquear a disseminação de gotículas, mais da metade dos restaurantes havia decidido removê-las. Dos restaurantes pesquisados, 38,5% disseram que haviam removido as proteções “parcialmente” e 17,7% as eliminaram “completamente”.
A pesquisa destaca que as empresas ainda estão enfrentando desafios com a pandemia e estão tomando decisões de acordo com suas próprias situações. O uso de máscaras e outras medidas de segurança é uma das principais estratégias para evitar a disseminação da COVID-19 em ambientes fechados, especialmente em locais onde há muitas pessoas circulando, como é o caso dos restaurantes.
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