O tufão Aere foi rebaixado para um ciclone extratropical depois de atingir a região de Kyushu, no sudoeste do Japão, nesta terça-feira (5), provocando chuvas torrenciais principalmente para o oeste do país e levantando preocupações de condições desestabilizadas em todo o país até quarta-feira (6), conforme informações da agência meteorológica.
O sistema extratropical de baixa pressão está se movendo lentamente para o leste em direção às partes oeste e central do país, e a Agência Meteorológica do Japão está pedindo às pessoas que permaneçam vigilantes quanto a possíveis deslizamentos de terra e rios transbordantes.
Em meio a condições quentes e úmidas na área ao redor do ciclone, 200 milímetros de chuva estão previstos para a ilha principal ocidental de Shikoku e a região central de Tokai nas 24 horas até o meio-dia de quarta-feira, e 150 mm para a região ocidental de Kinki e Kanto-Koshin regiões do centro e leste do Japão.
Na região sul de Kyushu, prevê-se que 100 mm caiam, enquanto a região de Hokkaido e Tohoku deve receber 80 mm. As próximas 24 horas são projetadas para ver 50 a 100 mm de chuva em Tokai e Kanto-Koshin. Relâmpagos e furacões também podem se desenvolver, disse a agência.
A agência também confirmou as primeiras faixas lineares de chuva do ano na província de Kochi, no oeste do Japão, onde mais de 50 casas foram inundadas. Em outros lugares da prefeitura, a cidade de Susaki registrou 85 mm de chuva em uma hora, e a cidade de Nakatosa viu uma importante estrada fechada devido a deslizamentos de terra.
Em Kyushu, a cidade de Omuta, na província de Fukuoka, recebeu 85 mm de chuva em uma hora, com as estradas da cidade, bem como as de Arao, na província de Kumamoto, bloqueadas por inundações. Alguns dos serviços expressos da Kyushu Railway Co. foram suspensos e as linhas locais também estão sofrendo atrasos.
Na região de Kinki, no oeste do Japão, o Cabo Shionomisaki, na província de Wakayama, registrou 46,5 mm de chuva, e um declive artificial em uma estrada da província na cidade de Kushimoto também desabou.
O tufão Aere enfraqueceu em um sistema extratropical de baixa pressão cerca de três horas depois de atingir a costa perto de Sasebo, na província de Nagasaki, por volta das 6h de terça-feira. Foi o primeiro tufão em 2022 a atingir o arquipélago japonês.