Tóquio, Japão – Dados divulgados pela Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) revelaram que o número de visitantes estrangeiros no país superou os níveis pré-pandemia em outubro, alcançando uma recuperação completa nas chegadas pela primeira vez desde o relaxamento dos controles de fronteira no ano passado.
O mês passado registrou um aumento no número de visitantes estrangeiros, tanto a negócios quanto a lazer, atingindo 2,52 milhões, em comparação com os 2,18 milhões de setembro. Esses números representam 100,8% dos níveis de 2019, antes do surgimento da pandemia de Covid-19, resultando em restrições de viagens globais.
O Japão flexibilizou algumas das medidas de fronteira mais rigorosas do mundo em outubro de 2022, retomando viagens sem necessidade de visto para muitos países e eliminando completamente todos os controles em maio deste ano.
A desvalorização do iene contribuiu para impulsionar esses números, tornando o Japão um destino atrativo para viajantes em busca de ofertas. Os voos internacionais também registraram uma recuperação significativa, alcançando 80% dos níveis pré-pandemia.
Outubro viu altas históricas nas chegadas de viajantes do Canadá, México e Alemanha. Apesar da recuperação mais lenta, especialmente da China continental, que ainda está 65% abaixo dos números de outubro de 2019, a demanda do Sudeste Asiático, América do Norte, Europa e Austrália compensou essa lacuna.
No acumulado dos primeiros 10 meses de 2023, quase 20 milhões de visitantes estrangeiros escolheram o Japão como destino, em comparação com o recorde de aproximadamente 32 milhões durante todo o ano de 2019, conforme indicam os dados da JNTO.
Foto: PhotoAC