Tóquio, Japão — No cenário de uma pandemia global em curso, o Japão recebeu uma notícia positiva, com um influxo recorde de visitantes estrangeiros.
De acordo com dados divulgados pela Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) e reportados pela agência Reuters, o país registrou a chegada de 2,79 milhões de visitantes vindos do exterior em fevereiro.
Esse número impressionante marca não apenas um recorde para o mês, mas também representa o maior volume desde o início da pandemia de Covid-19.
Esse aumento foi impulsionado, na maioria, pelas viagens durante as festividades do Ano Novo Lunar.
Comparado com o mês anterior, janeiro, que viu 2,69 milhões de visitantes, houve um crescimento significativo em fevereiro. Além disso, as estatísticas revelam um aumento tanto no número de visitantes a negócios quanto de lazer.
É interessante observar que as chegadas em fevereiro deste ano superaram em 7,1% os números de 2019, quando o Ano Novo Lunar também caiu no segundo mês do ano.
Isso é significativo, pois 2019 foi um ano de recordes para o turismo japonês, com 31,9 milhões de visitantes registrados antes da pandemia.
A contribuição desses visitantes para a economia japonesa também não pode ser subestimada. No ano passado, eles gastaram mais de 5 trilhões de ienes (cerca de US$ 33,3 bilhões) no país, ultrapassando pela primeira vez a meta estabelecida pelo governo.
O setor do turismo japonês, que praticamente parou durante mais de dois anos devido à pandemia, agora está recebendo um impulso significativo.
A desvalorização do iene tornou o país um destino mais acessível para os viajantes estrangeiros, contribuindo para o aumento do turismo.
Isso é particularmente notável, pois o turismo está desempenhando um papel cada vez mais importante na economia japonesa.
O aumento das chegadas de visitantes estrangeiros em fevereiro também é indicativo de uma forte demanda.
Países como Coreia do Sul e Estados Unidos estabeleceram recordes de visitantes, enquanto o Japão permanece como o destino principal para viajantes de 12 países na plataforma de reservas online Agoda.
Com essas tendências positivas, as expectativas são de que o turismo em 2024 alcance ou até mesmo supere os níveis observados em 2019, antes da pandemia, proporcionando um impulso muito necessário para a economia japonesa e uma fonte de alegria para aqueles que dependem do setor do turismo para sustento.
Foto: PhotoAC