Tecnologia

Seven Bank inaugura tecnologia de reconhecimento facial em ATMs para depósitos e saques

Inovação tecnológica promete segurança e comodidade para cerca de 2,75 milhões de titulares de contas, eliminando a necessidade de cartões bancários nas máquinas.

Seven Bank inaugura tecnologia de reconhecimento facial em ATMs para depósitos e saques
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Tóquio, Japão – O Seven Bank, banco associado à popular rede de lojas de conveniência Seven-Eleven, anunciou uma atualização tecnológica pioneira que permitirá que os clientes realizem transações bancárias usando reconhecimento facial.

A inovação será implementada em aproximadamente 20 mil caixas eletrônicos (ATMs) em todo o Japão até março de 2024, segundo informou Masaaki Matsuhashi, presidente do Seven Bank, ao Asia Nikkei.

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Essa iniciativa é a primeira do gênero no país, afirmou Matsuhashi. Inicialmente, a funcionalidade de reconhecimento facial será disponibilizada para cerca de 2,75 milhões de titulares de contas, limitando-se aos clientes do Seven Bank.

Os ATMs equipados com esta tecnologia podem ser encontrados nas lojas Seven-Eleven, proporcionando conveniência e facilidade para os clientes.

Para utilizar a nova funcionalidade, os clientes deverão vincular suas informações de conta às suas faces em um dos ATMs da instituição bancária. Após este processo, um ID único será atribuído aos usuários, exigido em transações futuras como uma medida adicional de segurança.

Atualmente, cerca de 13 mil ATMs do Seven Bank, ou seja, metade do total, já possuem a tecnologia de reconhecimento facial integrada.

O plano é que, ainda neste ano fiscal, outras 6 mil máquinas sejam substituídas por um modelo atualizado, desenvolvido em colaboração com a NEC em 2019, preparando-se assim para o novo serviço.

A partir de setembro, o banco também permitirá que os clientes abram novas contas ou atualizem suas informações de endereço através dos ATMs equipados com reconhecimento facial, marcando um avanço significativo na modernização dos serviços bancários do Japão.

Foto: Asian Nikkei/ Konosuke Urata

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