Nesta quinta-feira (6), o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) informou que a Toyota Motor Corporation convocou um recall de quase 300 mil unidades de seus veículos.
Um dos recalls é referente ao modelo Pixis Van, de câmbio manual, que possui 408 unidades com problemas no painel, que não exibe ao motorista o farol alto. Esse defeito não cumpre o artigo 32 das normas de segurança e precisa ser reparado.
Já o segundo recall é destinado aos modelos Sienta e Crown fabricados no ano passado, além dos modelos Porte, Spade, Corolla Axio e Corolla Fielder.
Um dos reparos é necessário devido a um mau funcionamento do motor de partida, que já causou dois relatos de incêndio. Nesse caso, os parafusos do motor precisam ser apertados com mais segurança, para evitar que se soltem.
Outros três problemas foram relatados em relação aos modelos Sienta e Crown: o farol alto pode não acender devido ao programa de controle do dispositivo de suporte à direção, a estrutura da fivela do cinto do lado esquerdo do banco traseiro é inadequada e pode ser danificada quando o assento estiver reclinado, e o gerenciamento inadequado do equipamento de prensagem pode danificar a roda de disco.
A Toyota iniciará o recall na sexta-feira (7) e arcará com todos os custos. Para verificar os números de chassi dos veículos afetados, a Toyota disponibilizou as informações em seu site.
Para ver quais números dos chassis do Sienta, Porte, Spade e dos 2 Corolla toque aqui. Para ver os do Sienta e Crown toque aqui. E do Pixis Van toque aqui.
Foto: