Tóquio, Japão — Em um esforço para aliviar o congestionamento e agilizar o processo, a renovação de carteira de habilitação e o exame escrito para obter uma licença em Tóquio serão disponibilizados apenas por agendamento a partir de fevereiro de 2024.
Para enfrentar o desafio de aproximadamente 2,3 milhões de visitantes anuais em centros de emissão de carteira de habilitação e unidades de teste na cidade, as autoridades começarão a aceitar agendamentos a partir de 4 de janeiro.
Durante épocas movimentadas, como o feriado de Obon em agosto, o processo pode levar mais de 4 horas para ser concluído. Com a introdução do sistema de agendamento, os procedimentos, exceto as aulas, serão reduzidos para cerca de 5 minutos.
Aqueles sem histórico de acidentes ou violações de trânsito podem receber uma nova habilitação em aproximadamente 30 minutos, incluindo a aula para bons motoristas.
O sistema de reserva estará disponível para renovações ou obtenção de habilitação a partir de 1º de fevereiro, com exceção daqueles que se mudam para Tóquio de outras províncias.
Ao renovar a habilitação, os requerentes receberão um cartão postal contendo um ID de reserva, que deverá ser inserido em um site dedicado ou informado a um serviço automático de voz.
Para os que realizarão exames escritos, será necessário agendar ao inserir informações como nome, data de nascimento, entre outras. Essa mudança visa tornar o processo mais eficiente e proporcionar uma experiência mais rápida para os cidadãos.
Foto: PhotoAC