Sociedade

Comunidade brasileira no Japão teve aumento de 2.410 pessoas em 2023

De um modo geral, o número de estrangeiros residentes no país atingiu um recorde histórico de 3.410.992.

Comunidade brasileira no Japão teve aumento de 2.410 pessoas em 2023
Visualizações

Tóquio, Japão — Em um anúncio divulgado nesta sexta-feira (23), o Ministério da Justiça do Japão revelou que o número de brasileiros residentes no país aumentou em 2.410 pessoas no ano de 2023, chegando a um total de 211.840, representando um crescimento de 1,15% em relação ao ano anterior.

O aumento da comunidade brasileira é parte de um quadro mais amplo de crescimento na população estrangeira no Japão, que atingiu um recorde histórico de 3.410.992 pessoas em 2023, um aumento de 10,9% em comparação com o ano anterior.

Publicidade
blank

Entre as nacionalidades, a China lidera com o maior número de residentes, seguida por um aumento significativo de residentes do Vietnã, Indonésia e Mianmar.

Os dados também revelam um aumento notável no número de detentores de visto de “treinamento técnico”, que cresceu aproximadamente 80.000 pessoas em relação ao ano anterior, totalizando cerca de 400.000.

No entanto, a Agência de Serviços de Imigração relatou que houve um número recorde de 1.240 casos de revogação de vistos no último ano, com quase 80% desses casos envolvendo o status de “treinamento técnico”.

Muitos detentores desse tipo de visto foram relatados como desaparecidos de seus locais de trabalho e permaneceram no país sem cumprir as atividades correspondentes ao seu status de residência.

O Ministério da Justiça também compartilhou os dados das 10 maiores comunidades estrangeiras no Japão em 2023, com a China liderando a lista, seguida pelo Vietnã, Coreia do Sul e Filipinas.

Além disso, foram destacados os tipos de visto mais comuns, com “residentes permanentes” liderando o ranking, seguidos pelos detentores de visto de “treinamento técnico” e outros tipos de vistos relacionados a tecnologia, conhecimento humano e serviços internacionais.

As províncias com maior número de estrangeiros também foram listadas, com Tóquio liderando, seguida por Aichi, Osaka, Kanagawa e Saitama, todas registrando aumentos significativos em suas populações estrangeiras em relação ao ano anterior.

O aumento da imigração para o Japão reflete uma tendência global de mobilidade e busca por oportunidades em diferentes partes do mundo, destacando a crescente diversidade e interculturalidade na sociedade japonesa.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank