A cidade de Amagasaki, no oeste do Japão, perdeu um dispositivo de USB contendo informações pessoais de todos os seus habitantes.
De acordo com a NHK, os dados perdidos de 460 mil pessoas, incluíam nomes de moradores, endereços, datas de nascimento e números de contas bancárias das famílias que recebem assistência social, entre outras informações. Não há evidências de vazamento de dados até agora, de acordo com a prefeitura da cidade na província de Hyogo.
Um funcionário de uma empresa encarregada de ajudar na distribuição dos fundos de ajuda da COVID-19 na cidade perdeu uma bolsa com o pendrive dentro depois de jantar e beber em um restaurante na terça-feira (21), informou a cidade.
O funcionário se apresentou à polícia na quarta-feira (22). Os dados foram criptografados e protegidos com senha, de acordo com a prefeitura.
“Garantiremos completamente o gerenciamento de segurança ao lidar com dados eletrônicos”, disse a administração da cidade em comunicado. “Trabalharemos para recuperar a confiança de nossos moradores, aumentando a conscientização sobre a importância de proteger as informações pessoais”.