Sociedade

Aichi proibi uso de smartphone na calçada

Mais 3 província podem aderir nesse memo modelo de lei.

Aichi proibi uso de smartphone na calçadaPolicial com cartaz da portaria proibindo o pedestre de manusear o smartphone na calçada (Tokai TV)
Visualizações

A partir deste sábado, 1º de abril, uma nova portaria entrará em vigor na cidade de Konan, localizada na região Tokai do Japão, que proíbe o manuseio de smartphones por pedestres em vias urbanas, incluindo parques e praças. Essa é a primeira portaria desse tipo na província e na região.

O objetivo da medida é conscientizar os pedestres sobre os perigos do uso de smartphones enquanto caminham. Não haverá aplicação de multas para quem for flagrado utilizando o aparelho, mas caso ocorra algum acidente, o responsável terá que arcar com os custos do tratamento e indenização, além de estar sujeito ao pagamento de multa de até 300 mil ienes pelo juiz.

Publicidade
blank

A medida já foi implementada em outras cidades japonesas, como Quioto, alguns distritos de Tóquio, Kanagawa e Osaka. Segundo o Corpo de Bombeiros de Tóquio, o número de ambulâncias acionadas devido a acidentes causados pelo uso de smartphones enquanto caminha vem aumentando anualmente.

Em outros países, como nos Estados Unidos, há portarias que estabelecem multas para quem viola a regra. No Havaí, a multa varia de 15 a 75 dólares americanos e, em Fort Lee, estado de Nova Jérsei, a multa é de 75 dólares.

Foto: Tokai TV

Comentários
Publicidade
blank