De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Asahi nos dias 18 e 19 de março, mesmo após o governo japonês ter liberado o uso de máscaras há uma semana, 74% dos entrevistados afirmaram que continuam utilizando o item, como de costume.
Entre os entrevistados que afirmaram que as ocasiões em que usam máscaras diminuíram, 33% são jovens entre 18 e 29 anos de idade. Já por gênero, 29% dos homens e 17% das mulheres usam a máscara com menos frequência.
Dos 74% que continuam usando a máscara, metade afirmou que é para prevenir infecções, enquanto 21% citaram alergias ao pólen. Outros 15% afirmaram que o uso de máscaras tornou-se um hábito, enquanto 10% disseram que estão utilizando a proteção porque as pessoas ao redor também usam.
Entre os entrevistados com cerca de 60 anos de idade e 70 anos ou mais, pelo menos 60% continuam utilizando a máscara para prevenir infecções. Porém, entre aqueles na faixa dos 30 anos ou menos, apenas 30% citaram a prevenção da COVID-19 como motivo para continuar usando máscaras. Já 29% das pessoas entre 18 e 29 anos e 33% dos entrevistados na faixa dos 30 anos listaram as alergias ao pólen como o motivo para continuar usando máscaras.
A pesquisa foi realizada por meio de ligação para telefones fixos e celulares selecionados aleatoriamente por computador e contou com respostas válidas de 1.304 pessoas.
Imagem: Freepik