O governo japonês anunciou que irá banir o cartão de seguro nacional de saúde (shakai hoken e kokumin kenko hoken) no outono do próximo ano e integrá-lo ao My Number. Para garantir o atendimento médico das pessoas que perderem o cartão, o governo irá emitir um certificado provisório com validade de um ano, sem cobrança de taxa de emissão. Além disso, considera-se a continuidade do cartão de seguro nacional de saúde por mais um ano após a data de término.
O projeto de lei que incorpora essas mudanças será submetido à sessão ordinária da Dieta (câmara legislativa do Japão).
Pessoas sem My Number
Calcula-se que cerca de 20% das pessoas têm dificuldades para obter um cartão My Number, como deficientes, idosos e crianças que precisam estar acompanhadas de um responsável. Para resolver este problema, a Agência Digital, do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações e o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência apresentaram um relatório provisório sobre as melhorias ambientais e as medidas de apoio para que essas pessoas possam obter o seu My Number sem problemas.
Atualmente, o processo de emissão do cartão My Number leva cerca de um a dois meses desde o pedido na prefeitura até sua chegada. Para reduzir o tempo de espera, o governo considera criar um sistema de emissão expressa que entregaria o cartão em apenas 5 dias.
Essas mudanças têm como objetivo aprimorar o sistema de seguridade social e proporcionar mais facilidade e agilidade para a população e unificar todos os serviços em um cartão.
Imagem: Internet