Kagoshima, Japão – Um tremor de magnitude preliminar 5,1 foi sentido em uma área insular da província de Kagoshima neste sábado (13) às 16h10. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo atingiu a intensidade 5 menos na escala japonesa, que vai até 7.
O epicentro do tremor foi registrado na vila de Toshima, parte das ilhas Tokara, conforme noticiou a Kyodo News. Felizmente, não houve emissão de alerta de tsunami e não foram relatados feridos ou danos materiais até o momento.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros. Poucos minutos antes do evento sísmico, o sistema J-Alert, operado pela Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres, emitiu um aviso de que um tremor com intensidade de até 5 graus era iminente.
O sistema J-Alert emite alerta para áreas que devem experimentar níveis de intensidade sísmica de 4 ou mais. Outras áreas de Kagoshima registraram intensidades menores, variando de 1 a 2 graus na escala japonesa.
Cidades mais afetadas pelo terremoto foram Toshima e Kagoshima, que sentiram uma intensidade de 5 menos na escala japonesa. Yakushima, por sua vez, registrou uma intensidade de 3 graus na escala japonesa.
Autoridades locais permanecem em alerta, monitorando a situação e prontas para prestar assistência, se necessário. A população também é orientada a tomar precauções adicionais diante da possibilidade de réplicas nas próximas horas.
Foto: Reprodução/NHK