Funcionários do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) realizaram uma inspeção na sede da Toyota Shokki, empresa do grupo Toyota Motor, na cidade de Kariya (Aichi) na última segunda-feira (20). A inspeção foi motivada por uma fraude nos resultados dos testes de desempenho dos gases de escape do motor.
Segundo a Toyota, em uma nota divulgada no dia 17 deste mês, os valores medidos em outros testes foram utilizados no lugar dos valores reais apurados em um teste de resistência de três modelos de motores para empilhadeiras. A empresa afirmou que suspendeu a expedição das empilhadeiras no país e que realizará recall dos modelos afetados.
Durante a inspeção realizada pelo MLIT na segunda-feira, foram realizadas entrevistas com as partes envolvidas e a confirmação dos dados dos testes. No futuro, também estão planejadas inspeções na planta da mesma indústria, na cidade de Hekinan (Aichi), onde o motor está sendo desenvolvido.
O porta-voz da Toyota Shokki comentou: “Vamos trabalhar para evitar a recorrência”.
A fraude nos resultados dos testes é um problema sério que pode prejudicar a confiança dos clientes e causar impactos negativos para a imagem da empresa.