Japão

Toyota e Subaru lançarão SUV Elétrico no Japão até 2025 em conjunto

Segundo fontes, a colaboração mais intensa permitirá que Toyota e Subaru expandam sua variedade de produtos, ao mesmo tempo em que reduzem os custos de investimento.

Toyota e Subaru lançarão SUV Elétrico no Japão até 2025 em conjunto
Visualizações

Tóquio, Japão – Em uma tentativa de fortalecer sua posição no mercado de veículos elétricos (VEs), a Toyota e a Subaru planejam aumentar sua cooperação no desenvolvimento de VEs, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. As empresas planejam introduzir um utilitário esportivo totalmente elétrico no mercado japonês já em 2025.

Além disso, as duas montadoras estão considerando colaborar em outro VE específico para a América do Norte e outras regiões, revelaram as fontes.

Publicidade
blank

Essa iniciativa faz parte dos esforços da Toyota para fortalecer suas operações de VEs sob a liderança de seu novo presidente, Koji Sato. A gigante automotiva japonesa decidiu aproveitar as capacidades de desenvolvimento e produção da Subaru, uma vez que a Toyota detém uma participação de aproximadamente 20% na Subaru, visando competir com seus concorrentes nos Estados Unidos e na Europa, disseram as fontes.

O veículo futuro para o mercado japonês será baseado em dois VEs que ambas as empresas desenvolveram em conjunto anteriormente, o bZ4X da Toyota e o Solterra da Subaru.

Espera-se que ele tenha uma autonomia maior do que o bZ4X, que pode percorrer até 559 km com uma única carga, e ofereça um espaço de carga mais amplo.

O novo modelo será fabricado na fábrica da Subaru na província de Gunma.

Em abril, o presidente Sato prometeu fortalecer o negócio de VEs da empresa, com a meta de lançar 10 modelos e vender 1,5 milhão de unidades anualmente até 2026. Ele também enfatizou que a Toyota continuará sua estratégia de oferecer uma ampla seleção de veículos verdes, incluindo carros híbridos e veículos de célula de combustível.

A colaboração aprofundada entre as duas empresas permitirá que elas expandam suas linhas de produtos enquanto reduzem os custos de investimento, acrescentaram as fontes.

Foto: Corolla Cross Forum

Comentários
Publicidade
blank