O governo japonês decidiu estender o aviso indicando possíveis faltas de energia em Tóquio e áreas vizinhas por mais um dia.
O governo emitiu nesta segunda-feira (27) o aviso pela primeira vez sob um novo protocolo para alertar as pessoas sobre possíveis faltas de eletricidade recentemente implementadas.
A medida seguiu uma avaliação de que a capacidade de reserva de energia elétrica na região de Kanto, que abrange Tóquio, pode cair abaixo de 5%. Isso ocorre em meio a um aumento no uso de ar-condicionado devido às recentes temperaturas escaldantes.
Autoridades do governo estão pedindo aos moradores e empresas da região que reduzam o uso de energia enquanto continuam a usar condicionadores de ar adequadamente para evitar insolação.
As autoridades estão pedindo às pessoas que permaneçam em alerta na terça-feira, pois o clima quente deve continuar. Eles dizem que podem emitir um aviso se a demanda por energia aumentar ainda mais ou se houver um problema com a rede de fornecimento de energia.
Eles dizem que o período crítico para reduzir o uso de energia é entre 15h e 18h de terça-feira, especialmente a partir das 16h.