Um terremoto de forte intensidade atingiu a região de Hokuriku, no Japão, na tarde desta sexta-feira (5), por volta das 14h42, segundo a Agência Meteorológica do país. O abalo sísmico, que teve magnitude preliminar de 6,3 graus, posteriormente revisado para 6,5 graus, não apresentou risco de tsunami, mas pode ter causado uma leve alteração no nível do mar.
O tremor foi sentido principalmente na província de Ishikawa, onde a intensidade máxima atingiu 6+ graus na escala japonesa, que vai até 7. Casas desabaram na cidade de Suzu, em Ishikawa, logo após o terremoto, segundo o Corpo de Bombeiros local. As autoridades estão indo aos locais afetados para verificar a situação.
A linha Hokuriku do trem-bala está com as operações suspensas entre as estações de Kanazawa e Nagano desde as 14h42 devido aos efeitos do terremoto, conforme informou o site da JR West.
A usina nuclear de Shika, localizada em Ishikawa, e a usina Kashiwazaki-Kariwa, em Niigata, não relataram nenhuma anormalidade, segundo a emissora NTV e a agência de notícias Kyodo.
O epicentro do terremoto teve uma profundidade de 10 quilômetros na península de Noto, em Ishikawa. A Agência Meteorológica alertou que outros tremores de mesma intensidade podem ocorrer na região.
A magnitude do terremoto (6,3) equivale à intensidade no epicentro, enquanto o grau na escala japonesa (6+) mede os efeitos do abalo na superfície da terra e nas estruturas construídas pelo homem.
Foto: Yahoo Japan